segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Bento XVI: reviver o amor e a veneração por Maria
Palavras no Angelus da solenidade da Assunção, esse sábado
CASTEL GANDOLFO, domingo, 16 de agosto de 2009 (ZENIT.org).- Publicamos as palavras que Bento XVI pronunciou antes de rezar o Angelus com os peregrinos ao meio-dia desse sábado, dia 15, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.
* * *
Queridos irmãos e irmãs!
No coração do mês de agosto, tempo de férias para muitas famílias, inclusive para mim, a Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Esta é uma oportunidade privilegiada para meditar sobre o significado último da nossa existência, ajudados pela liturgia de hoje, que nos convida a viver neste mundo orientados ao bem eterno, a partilhar a glória de Maria, a própria alegria de nossa Mãe (cf. Oração "coleta"). Voltemos, pois, o nosso olhar a Maria, estrela da esperança, que ilumina o nosso caminho terreno, seguindo o exemplo dos santos e santas que a ela recorreram em cada circunstância. Sabe-se que celebramos o Ano Sacerdotal em memória do Santo Cura d'Ars; gostaria de aproveitar dos pensamentos e testemunhos deste santo pároco camponês algumas reflexões que possam ajudar-nos, especialmente o nosso clero, a reviver o amor e a veneração pela Santíssima Virgem.
Os biógrafos atestam que São João Maria Vianney falava da Virgem com devoção e, ao mesmo tempo, com confiança e retidão. "A Santíssima Virgem Maria –costumava repetir– é imaculada, ornada com todas as virtudes que a tornam tão bela e agradável para a Santíssima Trindade" (B. Nodet, Il pensiero e l’anima del Curato d’Ars, Torino 1967, p. 303). E também: "O coração desta boa Mãe é só amor e misericórdia, não deseja mais que nos ver felizes. Basta recorrer a ela para ser ouvido" (ibid., 307). Transparece nessas expressões o zelo do sacerdote, que, movido pelo anseio apostólico, alegra-se em falar de Maria para os fiéis, e não se cansa de fazê-lo. Ainda que um mistério difícil como o da Assunção, ele sabia como apresentá-lo com imagens eficazes, tais como: "O homem foi criado para o céu. O diabo quebrou a escada que o conduzia. Nosso Senhor, com sua Paixão, fez uma outra... A Santíssima Virgem está no topo da escada, e a tem a duas mãos" (ibid.).
O Santo Cura d'Ars foi especialmente atraído pela beleza de Maria, beleza que coincide com o fato dela ser imaculada, a única criatura concebida sem sombra de pecado. "A Santíssima Virgem –afirmava– é aquela bela criatura que nunca desgostou o bom Deus" (ibid., 306). Como pastor bom e fiel, ele deu sobretudo o exemplo deste amor filial pela Mãe de Jesus, por meio de quem se sentia atraído para o céu. "Se não fores para o céu –exclamava– como ficarei magoado! Não verás a Santíssima Virgem, esta criatura tão linda!" (ibid., 309). Consagrou sua paróquia a Nossa Senhora, recomendando especialmente às mães fazerem o mesmo todas as manhãs com seus filhos. Queridos irmãos e irmãs, façamos nossos os sentimentos do Santo Cura d'Ars. E com a mesma fé, recorramos a Maria assunta ao céu, confiando-lhe de modo especial os sacerdotes do mundo.
[Após o Angelus, o Papa dirigiu-se aos peregrinos em vários idiomas; em português, disse:]
Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, a quem agradeço a presença e a união na oração do Angelus, neste dia de Nossa Senhora da Assunção. Ela aponta-nos a meta do Céu, ensinando-nos que o destino do homem não se esgota no tempo, mas completa-se na Vida Eterna, junto de Deus. Esta mensagem encha os vossos corações de alegria e de esperança que vos desejo com a minha Bênção Apostólica.
[© Copyright 2009 - Libreria Editrice Vaticana]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LEITURAS DO DIA
Blog Archive
-
▼
2010
(146)
-
▼
agosto
(31)
- Catequese do Papa: Santo Agostinho, a busca da Ver...
- Todos chamados à mística. Entrevista com o carmeli...
- Satanás existe e atua
- Fiéis proferindo Orações Sacerdotais?
- Por que a Cruz é sinal do cristão
- Advocações Marianas americanas.A a América Latina ...
- Bispos debatem a dinamização da catequese no Brasil
- CANÇÃO DO CD "ALMA MATER" DO VATICANO - CONCORREND...
- Liturgia monástica
- Missa Pontifical na Forma Extraordinária em Belém
- CNBB impulsiona Projeto 1 Milhão de Bíblias
- O rito carmelita celebrado regularmente no Brasil!...
- Vasos Sagrados de qualquer material?
- Missa na Capela privada do Papa
- Rio de Janeiro recebe imagem de Nossa Senhora de N...
- Revista Virtual "Salvem a Liturgia!" - Número 07
- Vozes da Capela
- TERRA SANTA: INAUGURADA IGREJA DE SÃO TIAGO
- PAPA FAZ APELO EM PROL DO PAQUISTÃO E RECORDA SÃO ...
- Facebook da Jornada Mundial da Juventude em 18 idi...
- Arquidiocese de Maceió lança nova página na internet
- Bento XVI: reviver o amor e a veneração por Maria
- Centenário de criação da diocese de Santa Maria
- Santa Clara
- Semana Nacional da Família começa no domingo
- Papa fala sobre o valor da pessoa e sobre as inúte...
- Bento XVI: ter profundo amor e grande veneração pe...
- São João Maria Vianey (o Cura d´Ars), terceiro fra...
- A dor de uma perda…
- Escola da Fé – Pe. Paulo Ricardo responde a telesp...
- PAPA NO ANGELUS: QUEM CONFIA NO SENHOR TEM UM CORA...
-
▼
agosto
(31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário