MILAGRES… DONS… CORPOS INCORRUPTOS…
GRAÇAS ALCANÇADAS… VIRTUDES… PROTEÇÃO…
VERDADE OU MENTIRA?
Quem está cego a esses sinais?
Quais os fundamentos dos que tentam violar, perseguir e se incomodam com a vida daqueles que se esforçaram com grande sofrimento para renunciar ao menor dos pecados por amor a Deus e às almas?
Por que estão interessados em esconder dos homens, os homens e as mulheres que receberam o nome de santos por terem seguido rigorosamente Àquele que é o Santo dos santos?
Por que então o testemunho de vida dos santos arrasta até hoje multidões para Deus?
Quem, ao olhar para as imagens dos santos de Deus, devotamente ou não, não lembra imediatamente de Deus?
Quem está interessado em tirar a santidade dos homens?
Quem pode dizer que os homens não podem ser santos, se o próprio Deus diz em Sua Palavra que sejamos santos como Ele é santo?
Se na Palavra de Deus diz que quem segue a Ele é perseguido não por homens, mas por potestades, poderes das trevas, Satanás e seus demônios, então a quem servem os perseguidores dos santos eleitos por Deus?
· A INTERCESSÃO DOS SANTOS E SUAS IMAGENS
Muitos criticam a Igreja Católica pela devoção aos santos e suas imagens.
Ex 20, 2-5 é claro: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, embaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam”.
Nós sabemos que a Palavra de Deus é a mesma de ontem, hoje e sempre, mas temos que observar o tempo, o ambiente e o motivo de Seus direcionamentos e exortações.
O povo de Deus vivia rodeado de povos que faziam cultos, praticavam idolatria a outros deuses (Deut 13- 6-8; Num 25, 1-2). Esse é o motivo da proibição, a idolatria e a adoração a deuses. Adorar quer dizer: reconhecer alguém como Deus Criador, prestar culto, amar muito, profundamente. E idolatria: adoração de ídolos ou de qualquer coisa, paixão em excesso. E nós sabemos que sempre existiu, existe e existirá apenas um Deus, que é Senhor e Criador de todas as coisas.
Precisamos ter cuidado com as más interpretações da Palavra de Deus!
Sendo assim, nessa situação, estaremos todos com grandes problemas, pois estamos cheios de imagens ao nosso redor.
A televisão, que tem sido ponte de maldição para muitas casas, traz imagens e muitos ficam diante dela horas e horas. Uma simples foto é imagem, revistas e jornais têm imagens, nossos documentos trazem nossa foto, que é imagem.
Ninguém se manifesta em relação a isso?! Claro! Não teria lógica, para onde olhamos tem imagens e é necessário que seja assim.
O que dizer então da imagem que o próprio Jesus nos deixou?
Quem não guardaria sua própria foto ou uma foto de alguém que admira, ama, ou, não colocaria em um porta-retrato ou num quadro na parede?
Isso é idolatria, adoração ou demonstração de amor, admiração?
Não podemos então demonstrar nosso amor, nossa admiração a homens e mulheres como nós, mas que ousaram amar a Deus acima de todas as coisas e amaram tanto que se destacaram no Céu e na Terra e por causa do testemunho de santidade arrastam multidões para Deus?
Quem, ao precisar de algo, não pediu a ajuda de alguém? Ao precisar de uma graça, não pediu a oração de alguém, um amigo, um irmão e até conseguiu o que esperava? (At 12, 5)
Por que, então, duvidar da oração de intercessão daqueles que já estão diante de Deus por terem alcançado a santidade através de uma vida de oração constante e uma busca incessante de realizar a vontade de Deus? (Tg 5, 16-20)
Por que desprezaríamos a intercessão de Nossa Senhora e dos santos se o próprio Deus não os desprezou, não deixou de ouvir seus clamores? (Ef 1, 3-4; 3,5; Flp 4, 21-22)
Maria pediu a Jesus um milagre em Caná e Jesus atendeu! ( Jo 2, 1-12)
Quando o povo de Deus pecou no deserto, adorando a outro deus, Moisés intercedeu por ele e Deus o perdoou. (Ex 32, 10-14)
Abraão pediu por Sodoma e Gomorra e Deus prometeu, caso existisse ao menos dez justos, poupá-las do castigo por seus pecados. (Gên 18, 16-33)
E tantos outros exemplos que poderíamos citar que Deus não é surdo a oração de um justo, fiel a Ele. (Hb 6, 10-12)
Aquele povo foi testemunho do poder de Deus, de Seu amor e de Sua misericórdia que foi manifestada por e em grandes homens e mulheres (santos e santas eleitos por Deus). Através da intercessão e da fidelidade de suas orações muitos tiveram pecados perdoados, viram milagres, prodígios, conversões, curas e libertações.
E hoje não é diferente, a única diferença é que a cada dia temos maior quantidade de santos para recorrermos, mais testemunhos de integridade dentro da Igreja de Deus, da nossa Igreja. (Hb 13,24)
Jesus, Nosso Senhor, avisou que viriam falsos profetas, lobos com pele de cordeiro que tentariam desviar as almas dos Seus escolhidos. (Mt 10,16; Mc 13, 22-23)
Não há nada que seja oculto que não venha a ser revelado. Eles terão sua recompensa! (Lc 8, 17-18). Muitos tentaram destruir a reputação, tentaram manchar a santidade da Igreja e dos seus santos, não conseguiram! Eles, por seguirem o exemplo de Nosso Senhor Jesus e por causa da graça de Deus que estava neles, nunca foram esquecidos, são perseguidos e quanto mais perseguidos, mais forte se tornam os seus testemunhos. Quando pensam estar escondendo os santos de Deus com mentiras infundadas, mais eles aparecem diante desse mundo com a Verdade que levaram até o fim da vida.
A vida de cada um foi motivo de confusão, dúvida, ira para muitos, para orgulhosos, ateus, até para os que acreditam, mas não tem uma fé autêntica.
Mas, bem maior do que isso é o que a vida de cada um foi capaz de fazer pelo poder de Deus naqueles que creram e crêem, nos que passaram a crer ao ver suas graças alcançadas por intermédio deles.
A quantos Satanás perdeu por causa do testemunho dos santos de Deus, pela intercessão poderosa da Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria Santíssima?
Grande deve ser a devastação que o exército dos santos de Deus fez e faz no Inferno ao arrastar pelo testemunho e intercessão, multidões de almas para o Céu, ao mostrarem para o mundo, Jesus, a quem imitaram, ao mostrarem que é possível a santidade.
Muitos tiveram esperança novamente, nasceu à fé em muitos corações.
O que dizer então de pessoas que blasfemaram contra a Santa Mãe de Deus e os santos e, de repente se converteram à Santa Igreja Católica e se tornaram devotos pela certeza de terem recebido a intercessão deles?
E pessoas que se consagraram a outros “deuses” na macumba, espiritismo etc e, pela oração de alguém da família que pediu a intercessão de Nossa Senhora e dos santos de Deus, se converteram e se tornaram grandes devotos e hoje servem a Deus buscando a santidade! (Flm 1,4-6)
· SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA
Nossa Senhora foi e é Bem-Aventurada, Agraciada entre todas as nações, pois foi escolhida para ser a Mãe de Deus. (Rm 16,6)
Quem pode dizer o contrário? Poderia o Santo dos santos nascer de uma pecadora? Ou teria Deus Pai escolhido, criado, cuidado daquela que seria a Mãe de Seu Filho?
Ou Maria, a Mãe de Deus, é Imaculada, concebida sem pecado, conservada de todo pecado, sem mancha para que pudesse carregar o Santíssimo, Nosso Senhor e Salvador, ou estarão dizendo que Jesus trouxe em si a mancha do pecado, já que não nasceu de um ventre santo e puríssimo!
Maria Santíssima carregou dentro de si a Salvação do mundo, estava dentro dela, era carne de sua carne, sangue de seu sangue, coração de seu coração, alma de sua alma. (Lc 1,45)
Quem pode rejeitar essa Verdade?
Jesus, Nosso Deus e Senhor, fez-se Homem para mostrar a humanidade que a santidade é possível aos homens. Ele nos redimiu de todo pecado e nos ensinou o caminho da santidade. E aqueles que O seguiram em vida estão diante de Sua presença na glória eterna. ( Dn 7,18; Mt 7,21-22; Rm 5, 1-2; )
Se nós podemos rezar uns pelos outros, quanto mais os que alcançaram à vitória de estar no Céu diante da presença de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Maria Santíssima, dos anjos e dos santos. ( Flm 1,4)
Se até Deus como Pai, admirou-os como filhos pela busca de obedecer à ordem de ser santo como Ele é e os recompensou com a vida eterna (Dn 4,14). Qual o erro de admirarmos também, termos devoção, termos suas imagens e fotos abençoadas dentro de nossas casas, ocuparmos nosso tempo com orações, o santo terço, rosário, ladainhas, ejaculatórias, com os livros dos santos, novenas, romarias etc, se tudo isso eleva nosso coração a Deus, nos ensina a amar a Deus?
Não teve nesse mundo quem mais amasse a Jesus do que Nossa Senhora, Maria Santíssima, Sua Mãe. Quem sabe agradar o Filho como a Mãe? Um amigo, um irmão? Pode aprender a agradar, pois o amor tudo ensina! Mas, como a Mãe profundamente, com perfeição, ninguém sabe.
Ó Mãe Santíssima ensina-nos a amar e agradar Teu Filho, Nosso Senhor, Jesus!
· PROMESSA DOS SANTOS E NOSSA DEVOÇÃO
Recorremos à intercessão dos santos pelo fato de já serem habitantes do Céu e de estarem unidos totalmente com Jesus Cristo, Nosso Senhor. Temos a certeza da intercessão dos santos.
“ Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida.” (S. Domingos perto de sua morte).
“ Passarei meu Céu fazendo bem na Terra.” ( Sta. Terezinha do Menino Jesus).
Eles intercedem por nós a Deus Pai, oferecendo os méritos que alcançaram em vida pelo único Mediador de Deus e os homens, Jesus.
“Há um só Deus e também um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus.” (1 Tm 2,5).
Nós os veneramos e os amamos, pois eles foram servos rigorosos e incansáveis imitadores do Senhor, viveram neste mundo com o olhar totalmente voltado para o Céu, desejaram se unir a Deus, O amaram acima de tudo e amaram ao próximo se doando até o último suspiro pelo bem das almas.
Suas vidas publicadas em livros, filmes e de muitas outras formas por providência de Deus sempre será instrumento para que muitos cristãos possam trilhar o mesmo caminho de santidade, de imitação ao Nosso Senhor Jesus. Eles são para nós impulso, que nos leva a Deus, uma esperança de estarmos no Céu com Nosso Deus um dia, um alívio, pois sabemos que temos um exército de santos, Nossa Mãe Santíssima, a Onipotência Suplicante e o Maior de todos os santos e único Mediador de Deus e dos homens, Nosso Senhor Jesus Cristo a interceder e lutar por nós.
Como um grande exército seguiu os mesmos passos de Jesus, foram fiéis nas mínimas coisas e firmaram com seus exemplos de vida de santidade toda a Igreja Militante e Triunfante. Temos uma Igreja rica em santidade, somos membros de um Corpo Santo que tem como cabeça, o próprio Jesus ( Ef 2,19).
“Nós adoramos Cristo qual Filho de Deus. Quanto aos mártires, os amamos quais discípulos e imitadores do Senhor e, o que é justo, por causa da sua incomparável devoção pelo seu Rei e Mestre. Possamos também nós ser condiscípulos seus.” (S. Policarpo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LEITURAS DO DIA
Blog Archive
-
▼
2010
(146)
-
▼
julho
(28)
- Que autoridade prevalece?
- CNBB finaliza revisão de Diretório de Liturgia 2011
- "Casamento" entre pessoas do mesmo sexo. (D.Odilo ...
- Brasil: novo Ordinário para católicos de rito orie...
- O Milagre Eucarístico de Augsburg – Alemanha
- Clarissas Capuchinhas: adeptas do rock?
- João Paulo II e o palhaço Japo
- Falsas Profecias, Justificações e Trapalhadas Dout...
- Pascom debate novas tecnologias da Comunicação
- Por que os protestantes não lêem as obras de Lutero?
- Questionando os Protestantes – X
- A Minha Conversão à Católico (Português) de Susan...
- Questionando os Protestantes – VIII
- Blog Católico
- 11 de Julho dia de São Bento
- Santa Sé: cristãos discriminados mesmo quando maio...
- Religiosas se preparam para a assembleia da CRB
- Bento XVI nomeia novo bispo para o Brasil
- Bento XVI abençoa estátua de Santo Aníbal e destac...
- A solidariedade nas catástrofes como as chuvas no ...
- Eles beberam do mesmo cálice
- Sem título
- SAUDADE MARIO,MUITAS SAUDADES
- NA ESPANHA, OS BISPOS DIZEM NÃO À NOVA LEI SOBRE O...
- O PAPA NO REINO UNIDO: É OFICIAL
- - DEVOÇÃO AOS SANTOS ELEITOS DE DEUS E SUAS IMAGENS -
- O que é Liturgia?
- O que é a Eucaristia?
-
▼
julho
(28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário