Liturgia não é apenas uma encenação da vida, paixão, morte e ressurreição de um tal de Jesus de Nazaré. Liturgia não é cerimônia, nem folclore muito menos patrimônio cultural da sociedade.
Sempre iniciamos as nossas celebrações com o sinal-da-cruz, pois na Liturgia o Pai realiza o "mistério de sua vontade" entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome.
No Egito, na antiguidade, Deus passou no meio do povo e libertou-o. Há dois mil anos, Deus se fez homem em Jesus Cristo que pregou definitivamente consigo na cruz todos nossos pecados e nos libertou da morte.
Deus passa no meio de nós pela liturgia. Páscoa significa passagem. Liturgia é Páscoa!
A palavra "liturgia" significa originalmente "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo". Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus torna parte na "obra de Deus". Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.
A liturgia: obra da Santíssima Trindade
"Na liturgia da Igreja, Deus Pai é bendito e adorado como a fonte de todas as bênçãos da criação e da salvação, com as quais nos abençoou em seu Filho, para dar-nos o Espírito da adoção filial."
"A obra de Cristo na liturgia é sacramental porque seu mistério de salvação se torna presente nela mediante o poder de seu Espírito Santo; porque seu corpo, que é a Igreja, é como que o sacramento (sinal e instrumento) no qual o Espírito Santo dispensa o mistério da salvação; porque por meio de suas ações litúrgicas a Igreja peregrina já participa, por antecipação, da liturgia celeste."
"A missão do Espírito Santo na liturgia da Igreja é preparar a assembléia para encontrar-se com Cristo; recordar e manifestar Cristo à fé da assembléia; tornar presente e atualizar a obra salvífica de Cristo por seu poder transformador e fazer frutificar o dom da comunhão na Igreja."
A Missa é uma reunião da grande família de Deus, que agradece e louva ao Senhor, pede perdão por seus pecados e se alimenta com o corpo de Jesus, que nos revigora e dá forças ao Espírito para levarmos avante a nossa missão de católicos.
A Missa é dividida em partes: Entrada, Saudação, Ato Penitencial, Glória, Leituras, Homília, Oração dos fiéis, Ofertório, Oração Eucarística, Pai Nosso, Oração pela Igreja, Saudação da Paz, Cordeiro de Deus, Comunhão, Ação de Graças e Despedida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LEITURAS DO DIA
Blog Archive
-
▼
2010
(146)
-
▼
julho
(28)
- Que autoridade prevalece?
- CNBB finaliza revisão de Diretório de Liturgia 2011
- "Casamento" entre pessoas do mesmo sexo. (D.Odilo ...
- Brasil: novo Ordinário para católicos de rito orie...
- O Milagre Eucarístico de Augsburg – Alemanha
- Clarissas Capuchinhas: adeptas do rock?
- João Paulo II e o palhaço Japo
- Falsas Profecias, Justificações e Trapalhadas Dout...
- Pascom debate novas tecnologias da Comunicação
- Por que os protestantes não lêem as obras de Lutero?
- Questionando os Protestantes – X
- A Minha Conversão à Católico (Português) de Susan...
- Questionando os Protestantes – VIII
- Blog Católico
- 11 de Julho dia de São Bento
- Santa Sé: cristãos discriminados mesmo quando maio...
- Religiosas se preparam para a assembleia da CRB
- Bento XVI nomeia novo bispo para o Brasil
- Bento XVI abençoa estátua de Santo Aníbal e destac...
- A solidariedade nas catástrofes como as chuvas no ...
- Eles beberam do mesmo cálice
- Sem título
- SAUDADE MARIO,MUITAS SAUDADES
- NA ESPANHA, OS BISPOS DIZEM NÃO À NOVA LEI SOBRE O...
- O PAPA NO REINO UNIDO: É OFICIAL
- - DEVOÇÃO AOS SANTOS ELEITOS DE DEUS E SUAS IMAGENS -
- O que é Liturgia?
- O que é a Eucaristia?
-
▼
julho
(28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário